GOLD/SILVER

As versões onde você pode alternar entre dois continentes! Pokémon Gold e Pokémon Silver foram criados para a plataforma de game boy color. Os pokémons representantes destas versões são Ho-oh (Gold) e Lugia (Silver). São jogos da geração II.

Gold/Silver foram jogos com muitas novidades. Um novo protagonista, um novo rival, um novo professor, 100 novos pokémons, um novo continente para explorar, 8 novos ginásios e insígnias, novas pokébolas, 2 novos tipos de pokémon, novas formas de evolução e muito mais!

O rival neste jogo é pior que o Gary. Ele rouba um inicial do profº Elm. O profº Oak também está presente no jogo (ele te dá a nova Pokédex), mas é o profº Elm que te orienta a maior parte do jogo. Agora existem 100 novos pokémons, mas os 151 pokémons anteriores também estão presentes na Pokédex, totalizando 251 pokémons! Neste jogo você viaja pelo continente Johto, lutando contra 8 novos líderes de ginásio e pegando suas 8 insígneas. Mais para frente, você poderá ir ao continente Kanto (o das versões R/B/Y) e lutar nos 8 ginásios antigos, fazendo com que você possa ter 16 insígneas no total. No fim do jogo você deverá enfrentar Ash, um dos treinadores mais forte de todas as versões já lançadas de pokémon.

Neste jogo você terá um aparelho multifuncional: o PokéGear. Ele é relógio, mapa, celular e rádio. Muitos dão maior atenção ao celular, com ele você pode adicionar o nº de telefone de outros treinadores para que eles possam te falar sobre a aparição de algum pokémon novo na área em que estiverem ou mesmo para te chamar para uma revanche. Fique atento quando sua mãe ou o profº Elm ligar para você, pois pode ser alguma coisa importante ou interessante. Muitas ligações são fofocas, portanto vá se acostumando.

No jogo você notará a troca de tempo entre manhã, dia e noite. É possível ver pelo horário da PokéGear, dependendo do horário, a tela ficará amarelada (se for manhã), clara (se for dia) ou escura (se for noite), isso quando você estiver do lado de fora de qualquer lugar. Alguns pokémons irão aparecer só de manhã, outros só à noite. No relógio também é possível ver os dias da semana. Alguns eventos do próprio jogo acontecerão num determinado dia da semana.

Novas pokébolas! Agora ficou um tanto mais fácil capturar um pokémon. Existem pokébolas especiais que tem uma determinada função, que facilita em um tipo de captura específico. Um bom exemplo disso é a Heavy Ball (bola peso). Com esta pokébola, fica mais fácil capturar um pokémon que seja muito pesado. Ou seja, você não precisará de muito esforço para capturar um Snorlax, por exemplo, com esta pokébola. Para conseguir essas pokébolas especiais você deve colher apricorns (bolotas) e dar para Kurt, um expert de pokéballs.

Surgiram novos tipos de pokémon: os noturnos e metálicos (dark e steel). O tipo metálico, como Skarmory, Scizor (nova evolução do Scyther) e Steelix (nova evolução do Onix), é um tipo bem resistente, com um corpo geralmente blindado. Descobriu-se que Magnemite e Magneton também são desse tipo. E o tipo noturno, como Houndour, Murkrow e Umbreon (uma nova evolução do Eevee) são tipos que são bons contra pokémons fantasmas e psíquicos! Porém podem cair fácil com um golpe inseto...

Alguns pokémons da geração anterior ganharam novas evoluções, outros ganharam pré-evoluções. As novas pré-evoluções dos pokémons que já existiam são chamados de pokémons bebês. Nestes jogos, existe o Day-Care, que é um lugar que você deixa seu pokémon. Lá ele pode subir de nível e ficar mais feliz, mas se você colocar dois Pokémons: um macho e outro fêmea, e eles forem compatíveis (mais detalhes em uma página do site chamada Grupos de Cruzamento) irá aparecer um ovo, e você terá que carregá-lo, e em 1000 passos irá nascer um novo Pokémon, com características próprias.

Com novas evoluções e pré-evoluções, surgiram novos meios de evolução, como felicidade e troca por item. Alguns pokémons poderão evoluir quando estiverem muito felizes, outros, além de serem trocados, devem estar segurando um item especial para poder evoluir.

Pokémons Shinies! É possível que você encontre alguns pokémons de coloração diferente, que quando aparecem em batalhas soltam um brilho e as estrelas voam. Este pokémon é conhecido por shiny, por ser de coloração diferente que a normal. E nestes jogos você já está destinado a encontrar um destes pokémons, será um Gyarados vermelho, e você poderá capturá-lo.

Gold/Silver são mesmo grandes jogos, cheios de coisas para fazer. E até então, vem sendo o único em que é possível viajar por 2 continentes, tendo algumas coisas mais para fazer depois de derrotar a Elite 4. Há muitas novidades que você deverá descobrir. Jogue e divirta-se!

 

Vilões:

Equipe Rocket
A Equipe Rocket continua causando problemas nesses jogos. Desta vez, a Equipe Rocket conta com alguns membros femininos, cabe a você derrotar a todos!

Executives: nestas versões, Giovanni já havia sido derrotado por Ash, e nunca mais apareceu. Quando você luta contra um membro mais alto da Equipe Rocket, você luta contra um executive.

Iniciais:

Nestas versões, você poderá iniciar sua jornada contando com um destes pokémons

Chicorita (planta)
Cyndaquil (fogo)
Totodile (água)

Diferenças:

Diferenças de uma versão para outra
Gold tem algumas diferenças de Silver. Alguns pokémons só podem ser capturados em Gold, outros apenas em Silver. Além disso, o desenho dos sprites de Gold são diferentes dos sprites de Silver.

A principal diferença são os lendários guardiões. Em Gold é possível encontra Ho-oh mais cedo no jogo, em Silver, Lugia. Mas é possível capturar ambos os lendários em uma versão, porém o segundo demora mais. O lendário da versão que você está jogando pode ser encontrado ainda antes da luta contra a Elite 4, já o da versão oposta, poderá ser encontrado quase no fim do jogo, ainda antes de lutar contra o Ash.

Diferenças de G/S para R/B/Y
Como em toda nova geração, tem coisas novas que já tinham antes (como ginásios, pokébolas, pokémon, continente, etc) e coisas totalmente novas. Agumas das grandes novidades foram:

Screenshots:

 

  

  

   

 

   

   

   

   

   

   

   

Seções:

» Detonado
» GameShark
» TMs e HMs
» FAQ
» Gold/Silver Beta
» Lista de Telefones
» Eventos Diários
» Pokémons Especiais
» Continente Johto
» Pokémons Exclusivos (todos os jogos)
» Grupos de Cruzamento
» Sprites Gold
» Sprites Gold Shinies
» Sprites Silver
» Sprites Silver Shinies
» Sprites G/S/C de Costas
» Sprites G/S/C de Costas Shinies
» Sprites Treinadores (todos os jogos)

Saiba mais, acesse nosso fórum sobre:
Game Boy Color