Tutorial - Como jogar roms de DS no DeSmuME
  (última atualização: 09/04/2012)

Este tutorial explica como rodar jogos de Nintendo DS no DeSmuME. Para baixar o emulador, clique aqui para visitar a página de Emuladores de DS.

Importante: Não existe emulador perfeito. Além disso, os emuladores de Nintendo DS ainda são bem recentes, e contém ainda muitos bugs, por isso eles rodam poucos jogos na velocidade normal, às vezes não salvam, e apresentam problemas nos gráficos. Recomendo, para todos os emuladores de DS, que você tenha um computador com processador de 2.0 GHz ou mais rápido, e 512MB de memória. Placas de vídeo offboard (exemplo, NVidia Geforce) também ajudam.

1 - Antes de baixar, verifique se o seu sistema operacional é de 32 bits ou 64 bits, pois temos para download versões do DeSmuME para ambos (o DeSmuME 64 bits roda somente em Windows 64 bits, enquanto o DeSmuME 32 bits roda em qualquer versão do Windows). Após verificar isso, baixe o emulador no nosso site e salve onde desejar. Você precisará ter o programa WinRAR instalado para extrair (descompactar) o emulador. O WinRAR está disponível no site www.baixaki.com.br

Tendo instalado o WinRAR, crie uma pasta para o DeSmuME e salve o emulador dentro dela. Em seguida, para descompactar o emulador clique nele com o botão direito e escolha Extrair aqui.

2 - Feito isso, junto com alguns arquivos estarão 2 versões do emulador, "desmume" e "desmume_dev" (caso tenha baixado a versão 64 bits, haverá apenas um, o "DeSmuME_x64"). Não há muita diferença entre eles, você pode usar sem problemas qualquer um deles, clicando 2 vezes sobre o emulador:

3 - Aguarde até que o emulador apareça na tela. Para abrir um jogo, entre no menu File / Open ROM, e escolha uma rom em seu computador. Pronto, agora é só jogar!

Controles - Como Configurar

Para configurar os controles, acesse o menu Config / Control Config. Aparecerá uma janela de configuração. A tabela abaixo mostra qual é a função de cada botão nos jogos Pokémon B/W:

 Botão do Nintendo DS:  Para que serve (em Pokémon D/P/Pt):

 Up, Left, Down, Right (Cima, Esquerda, Baixo, Direita)

 Movimenta o personagem.

B

 Cancela opções, corre (ao ganhar o Running Shoes).

A

 Confirma opções, conversa com as pessoas.

Y

 Utiliza ítens selecionados na mochila ou atalhos para algumas janelas.

X

 Abre o menu do jogo (para salvar, abrir a mochila, pokedex, etc...) 

LID

 Não tem função em B/W.
Start  Inicia o jogo. Não abre o menu.

Select

 Serve para selecionar janelas para usar como atalho (ver exemplo).

L

 Não tem função em B/W.

R

 Não tem função em B/W.

Exemplo de configuração dos controles:

Depois de configurar, basta clicar em OK

Como usar o Save State

O Save State permite que você salve o jogo pelo próprio emulador, mesmo quando normalmente não é possível através do jogo (no meio de uma batalha, por exemplo). Para usar é simples, sempre que desejar salvar, abra o menu File / Save State e escolha um dos slots de 1 a 10.

Depois, para continuar um jogo daquele ponto, entre no menu File / Load State, e escolha o slot desejado (as datas que aparecem servem pra indicar quando cada slot foi gravado).

Dica! Você também pode utilizar os atalhos Shift + F1 à F10 para salvar, e F1 à F10 para carregar.

Adicionando códigos (Action Replay e Codebreaker)

 O DeSmuME suporta o uso de Action Replay, que são códigos semelhantes ao GameShark. Estes códigos alteram a memória do jogo para que se consiga coisas impossíveis de outro modo. Podem por exemplo multiplicar ítens ou fazer aparecer Pokémons raros.

Atenção! Existem aparelhos na "vida real" que adicionam esses códigos em fitas reais de Nintendo DS (e outros vídeo-games). Porém, a Nintendo não aceita o uso desses códigos em seus eventos. O sistema Wi-Fi do Nintendo DS é capaz de bloquear a troca de Pokémons obtidos com códigos. Além disso, códigos inseridos errados podem criar bugs e corromper o jogo, com risco de perda até mesmo do save. Preste atenção ao inserir estes códigos, e faça uma cópia do save do jogo antes de usá-los (por segurança).

Códigos de Action Replay você pode encontrar nesta página.

Para adicionar um código, abra o menu Emulation / Cheats / List. Vai aparecer uma janela semelhante a abaixo, então clique em Action Replay:

Janela de Cheats

Na janela que surgir, digite o código desejado na parte de cima (copie e cole para facilitar), e na parte de baixo coloque uma descrição para o código, para poder identificá-lo mais tarde. Então clique em Add:

Voltando na primeira janela, cada código que você inserir será adicionado à lista. Clique em Save para concluir:

Os códigos ficarão sempre ativos, mesmo que feche e abra a rom de novo. Se quiser remover um código, selecione-o na lista e clique em Remove. Se quiser desativar algum código mas sem apagá-lo da lista, apenas desmarque o "X" no início da linha.

Outras Opções do DeSmuME

A maioria das opções se encontram no menu Config:

3D Settings: Clicando aqui surgirá uma janela com as opções de 3D. Em Renderer, você pode escolher entre "None" (desliga o 3D, o que pode deixar a tela sem imagem, por isso não é recomendado) "OpenGL" (um renderizador que funciona bem somente em computadores que possuam placa de vídeo boa, às vezes deixa o jogo com melhor velocidade) ou "SoftRasterizer" (funciona na maioria dos computadores, e em alguns casos é mais rápido que o OpenGL). Usando o SoftRasterizer, você ainda pode desmarcar alguns efeitos gráficos (as 3 primeiras opções que aparecem abaixo na janela), deixando alguns jogos mais rápidos. Não desligue a opção "Enable Textures", senão a imagem apresentará defeitos. A última opção é necessária só em alguns jogos.

Control Config: Ajusta os controles, conforme explicado antes.

Sound Settings: Abre uma janela onde você pode configurar a qualidade do som ou até desativá-lo escolhendo Sound Core > None (diferente do No$gba e iDeaS, onde alguns jogos podem travar se não houver som, no DeSmuME você pode desativar sem problemas). Normalmente não é necessário alterar as opções nesta janela, a não ser que o emulador esteja lento e isso esteja prejudicando a qualidade do som. Neste caso teste as opções para ver qual fica melhor no seu caso.

Wifi Settings: (Esta opção não aparece em algumas versões do DeSmuME). Aqui você pode configurar as opções de wifi. Para poder usá-lo, antes é necessário baixar e instalar o programa WinPcap. Após isto, entre nas opções do emulador e selecione "Infrastructure", e na caixa de seleção abaixo selecione a placa de rede do seu computador que é usada para acessar a internet (atenção: modems USB, como usados para internet 3G, não funcionam no DeSmuME. É preciso que a internet chegue ao PC pela placa de rede). Você pode ver mais detalhes do que é preciso fazer neste tópico em nosso fórum.

Firmware Settings: Aqui você pode configurar o seu "nick", mensagem padrão, cor favorita, data de nascimento e idioma padrão (opções que também podem ser escolhidas num Nintendo DS real, ao ligá-lo sem nenhuma fita). Estas opções são usadas por alguns jogos. Jogos que possuem mais de um idioma, como por exemplo a versão européia de Pokémon Mystery Dungeon, usam o idioma que está configurado no Firmware.

Emulation Settings: Aqui você pode escolher se quer usar alguma BIOS ou Firmware externos, ao invés do firmware interno do DeSmuME. Alterar as opções desta janela pode fazer alguns jogos travarem, então não altere a menos que saiba o que está fazendo.

Autodetect save type: Esta opção define como o emulador vai descobrir qual o tipo de save correto a ser usado em cada jogo. "Internal" faz com que ele tente reconhecer por si mesmo (bom para jogos recentes), e "From database" faz com que ele se baseie numa lista pré-definida (bom para jogos mais antigos, até 2011). Como ambas as opções funcionam bem, normalmente não é preciso alterar nada, mas caso você tenha salvo um jogo e depois o emulador não conseguir carregar o jogo salvo, tente trocar essa opção.

Microphone Settings: Aqui você pode configurar o microfone. Selecione "Use connected physical microphone" caso queira usar um microfone real conectado ao computador.

Path Settings: Configura o local padrão onde o emulador guardará alguns arquivos, como os saves do jogo (por padrão usa a pasta Battery), os save states (pasta States), screenshots (pasta Screenshots), vídeos (pasta AviFiles), códigos (pasta Cheats), ou scrips Lua (pasta Lua). Aqui você também pode escolher o formato em que os screenshots serão salvos (PNG ou BMP). Também é possível marcar a opção "Associate nds files", isso faz com que você possa abrir os jogos clicando diretamente nas roms em seu computador.

Frame Skip: Neste menu é possível escolher opções que afetam a velocidade do emulador. Escolhendo o valor "0 (never skip)", o emulador não pulará nenhum quadro ao exibir a imagem na tela, deixando a imagem bastante usave, mas dependendo do computador o jogo pode ficar bem lento. Escolha outro número (de 1 a 9) para que o emulador pule mais quadros, ajudando assim o emulador a rodar mais rápido mesmo que o jogo tenha gráficos pesados. A opção "Limit framerate" não deixará o jogo ficar mais rápido que o normal (ou seja, não deixaqrá ultrapassar a marca de 30 ou 60 fps). Se você desativar a opção, o jogo rodará mais rápido que o normal (às vezes rápido demais, durante as batalhas por exemplo). Recomendamos que deixe o limite ativado e use o valor 5 no frameskip, mas fique à vontade para testar qual fica melhor no seu caso: 

Dica! Apertando a tecla TAB no teclado, o emulador aumentará o frameskip e desativará o limite, deixando o jogo temporariamente mais rápido (funciona como o botão "+" no No$gba).

Language: Escolhe o idioma dos menus e janelas do DeSmuME. Não afeta os jogos. ("Braziliano" deixará o emulador em português, mas causa um bug que faz os menus do emulador pararem de funcionar, por isso não altere).

Background Pause: Quando ativado, o emulador pausará o jogo automaticamente se você abrir ou usar outra janela no computador (nota: se você minimizar o emulador, o jogo sempre pausará, independente da opção estar ativa ou não; minimizar o emulador simula o "fechar a tela" de um Nintendo DS real).

Background Input: Se a opção "Background Pause" não estiver marcada e você marcar "Background Input", os controles vão funcionar mesmo que a janela do DeSmuME não esteja ativa. É útil caso você esteja jogando com 2 emuladores abertos, por exemplo.

Enable State Rewinding: Não use essa opção. É uma opção experimental que faz o emulador gravar save-states 4 vezes por segundo.

Display Method: Configura se a imagem será gerada pela placa de vídeo ("DirectDraw HW") ou pelo processador ("DirectDraw SW"). É recomendável usar a opção DirectDraw HW, mas caso nenhuma imagem esteja aparecendo na tela, mude para DirectDraw SW. Neste menu você também pode ativar o VSync se desejar (melhora a imagem mas pode piorar a velocidade em alguns casos, dependendo do computador).

FAQ - Perguntas Frequentes / Solução de Problemas

Problema: Aparece uma mensagem de erro ao abrir o DeSmuME ("O desmume.exe encontrou um problema e precisa ser fechado" ou "Não foi possível executar").
Solução: Isto pode acontecer se seu computador for muito antigo e não suporta um recurso chamado SSE, ou você está tentando usar a versão 64 bits do emulador em um Windows 32 bits. A solução do primeiro caso é comprar um computador melhor... No segundo caso, baixe a versão 32 bits do DeSmuME, ou troque seu Windows por um Windows 64 bits, caso seu processador dê suporte.

Problema: Não consigo trocar Pokémons com outros jogos ou pelo Nintendo Wi-Fi Connection. Porquê?
Solução: O suporte ao Wi-Fi no DeSmuME ainda é instável, por isso vários fatores podem impedir que ele funcione. Para saber como usar o Pal Park, veja este tópico, e para saber como usar o Wi-Fi, veja este.

Problema: Meu emulador está muito lento!
Solução: Altere as opções do DeSmuME, em especial o frame skip (veja acima). Caso esteja pensando em comprar um computador novo, dê preferência para um que tenha processador rápido (quanto mais GHz, melhor) e de modelo recente (como Intel Core i7 ou AMD Phenon II, não adianta usar um Pentium 4 de 3.0 GHz pois já é antigo e foi um péssimo processador). Prefira também processadores no mínimo dual-core. Placas de vídeo não interferem quase nada na velocidade do DeSmuME.

Tutorial escrito por:
DaniloT_DS  - Pokémon Mythology

­Copyright - Este tutorial não pode ser copiado sem a autorização de algum gerente da Pokémon Mythology, e mesmo com a permissão deve-se mencionar a fonte.